O fotógrafo Laurian Ghinitoui compartilhou conosco uma série de fotos de um dos projetos mais influentes dos laureados do Prêmio Pritzker 2021, Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal. A transformação das 530 habitações em Bordeaux, França, distribuídas em três edifícios residenciais modernistas, reflete a sensibilidade do escritório Lacaton & Vassal em compreender as estruturas existentes e atuar através de intervenções mínimas para gerar mudanças radicais. Este projeto foi o vencedor do Prêmio Mies van der Rohe 2019 de Arquitetura Europeia Contemporânea.
De acordo com o júri do Prêmio Mies van der Rohe 2019, o projeto “apresenta a questão da habitação de uma forma diferente e fala sobre o patrimônio das moradias coletivas do século XX, sua demolição iminente e a melhoria das condições de vida através da transformação”. E que o diálogo direto com os habitantes locais foi fundamental para a decisão do júri.
A série de fotografias de Ghinitoui, apresentada a seguir, explora não apenas os aspectos arquitetônicos da intervenção, mas também a intimidade e habitabilidade do espaço – algo recorrente na obra de Lacaton & Vassal.